Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Dia Mundial da Água: Faça parte da mudança que você deseja ver no mundo

Dia Mundial da Água: Faça parte da mudança que você deseja ver no mundo

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) propõe o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” para direcionar discussões e debates sobre a urgência de solucionar a crise global da água e saneamento.

Desde a sua instituição na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, a data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da preservação e acesso igualitário a esse recurso natural essencial. Neste ano, a campanha busca sensibilizar através da fábula do beija-flor, que simboliza o esforço individual em contribuir para apagar o incêndio na floresta, carregando água em seu bico.

O tema ressalta a importância de cada indivíduo assumir a responsabilidade pela proteção e preservação da água, encorajando ações práticas em prol de um futuro sustentável. A crise hídrica global demanda ações conjuntas e rápidas para garantir a disponibilidade de água potável e a adequação dos serviços de saneamento básico para todos.

Neste Dia Mundial da Água, é crucial refletir sobre nosso papel na proteção desse recurso precioso e tomar medidas concretas para conservá-lo, seja reduzindo o consumo, evitando o desperdício, promovendo práticas sustentáveis ou apoiando iniciativas que visem à preservação e gestão responsável da água. Juntos, podemos ser agentes de mudança e construir um mundo mais justo e equitativo em relação ao acesso e uso da água.

Fonte: Vestibular IFMG

É importante considerar que cerca de 97,5% da água presente no planeta é composta por água salgada, encontrada nos oceanos. Para torná-la adequada ao consumo humano, é necessário realizar o processo de dessalinização, que consiste em remover o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e salobra.

Apenas 2,5% da água disponível no planeta é água doce, encontrada em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas, sendo que apenas 0,3% desse total está prontamente acessível para uso.

Considerando que a água é uma necessidade básica não apenas para os seres humanos, mas também para toda a vida na Terra, é fundamental intensificar os esforços de preservação desse recurso. Ao garantir a sua preservação, podemos assegurar que futuras gerações também possam desfrutar desse recurso tão essencial. A conscientização sobre a importância da água e a adoção de práticas sustentáveis em relação ao seu uso são fundamentais para garantir a sua disponibilidade no futuro.

Fonte: Jornal de Brasília

Dicas para economizar água no dia a dia:

  1. Diminua o tempo no banho: Tente limitar o tempo no chuveiro de 5 a 10 minutos, aproveitando para fechar o registro enquanto se ensaboa.
  2. Deixe a torneira fechada: Não deixe a torneira aberta desnecessariamente enquanto escova os dentes, faz a barba ou lava a louça. Use apenas a quantidade de água necessária.
  3. Evite o uso de mangueiras: O gasto elevado de água das mangueiras é desnecessário para uma limpeza eficiente da calçada, quintal ou do carro. Prefira utilizar um balde e pano ou vassoura.
  4. Descargas econômicas: Prefira descargas com caixa acoplada, pois são mais econômicas do que as tradicionais. Existem também as de duplo acionamento, que permitem escolher a quantidade de água utilizada.
  5. Uso consciente da máquina de lavar roupas: Tente utilizar sua máquina de lavar apenas quando estiver com a capacidade máxima de roupas. Esse eletrodoméstico consome bastante água, então é mais eficiente utilizá-lo com uma carga completa.
  6. Verifique vazamentos: Fique atento(a) a vazamentos em registros e canos. Verifique regularmente se há vazamentos e certifique-se de fechar bem as torneiras após o uso.

Adotar essas práticas no seu dia a dia pode contribuir significativamente para a economia de água e para a preservação desse recurso tão importante para todos nós. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença quando se trata de conservação de água.

Marcações: