Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Dia Mundial do Meio Ambiente: Promovendo a Consciência Ambiental e a Ação Global

Dia Mundial do Meio Ambiente: Promovendo a Consciência Ambiental e a Ação Global

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) destaca seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção dos objetivos da Agenda 2030 da ONU. A ANS tem se empenhado em ações que visam proteger os direitos humanos, o meio ambiente e combater a corrupção.

Desde 2014, a Agência vem implementando medidas para promover uma mudança de cultura e a adoção de boas práticas socioambientais. Isso inclui a redução de consumo, a implantação de regras para licitações sustentáveis e a contratação de produtos e serviços com menor impacto ambiental.

A conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais e financeiros, a luta pela inclusão e pela redução das desigualdades e a melhoria da qualidade de vida são fundamentais para a sobrevivência do planeta. As instituições têm a responsabilidade de servir como exemplo para sua força de trabalho e para a sociedade.

“Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, é fundamental que cada um faça a sua parte na racionalização dos recursos e na busca por um mundo mais sustentável. A ANS reafirma seu compromisso em promover ações que contribuam para a preservação do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, destaca o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello.

Fonte: ANSS

No dia 21 de março deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou sua Política Integrada de Governança e Responsabilidade Socioambiental, como parte do projeto ESG (Environmental, Social, and Governance). Além disso, foi elaborado um Plano de Ação 2023-2025, que contém diversas iniciativas em andamento.

Essa Política é pioneira na Administração Pública e reforça o compromisso da ANS em integrar valores ambientais, sociais e de governança em sua missão. Renato Cader, assessor da Presidência da Agência e líder do projeto, destaca a importância dessa iniciativa.

Com o objetivo de garantir a transparência das ações implementadas e dos resultados relacionados à governança e responsabilidade socioambiental, a ANS lançou o Painel do Projeto ESG e o Painel de Governança e Sustentabilidade. Essas ferramentas dinâmicas estão disponíveis no portal da Agência, na seção “Acesso à Informação > Transparência e Prestação de Contas > Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG)”.

Fonte: Sistema FIEC

Uma das medidas em andamento é a seleção de cooperativas de catadores de materiais recicláveis para a realização da Coleta Seletiva Cidadã. O Edital de Chamamento Público Compartilhado foi lançado em abril deste ano, sob coordenação da Assessoria de Gestão e Sustentabilidade (AGES) da Diretoria de Gestão (DIGES). A previsão é que a coleta seja iniciada até o final de junho.

A ANS reafirma seu compromisso em promover ações que contribuam para a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a boa governança, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a preservação do meio ambiente.