Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente ressalta a relevância da sustentabilidade

Evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente ressalta a relevância da sustentabilidade

No dia 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoveu um evento alusivo à data. Organizado pelo Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade (NSA), o evento ocorreu no plenário Ernani Santos da sede do Regional, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-MA no Youtube.

O objetivo do evento foi atender à Resolução nº 400/CNJ, que trata da política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, e faz parte do programa de educação do Núcleo, visando conscientizar servidores e colaboradores do Tribunal sobre questões ambientais.

Fonte: Terra

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador José Luiz de Almeida, abriu o evento e ressaltou a importância de termos uma consciência sólida sobre a necessidade de preservar, cuidar e zelar pelo meio ambiente. Ele enfatizou que a situação mundial é preocupante e que é preciso continuar lutando contra a agressão ao meio ambiente, visando o benefício de toda a coletividade.

Durante o evento, o presidente também parabenizou o desembargador Jorge Rachid, ex-presidente do TRE e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado, pelo trabalho incansável que vem realizando em prol da sustentabilidade. Ele destacou a perseverança, dedicação, zelo, carinho, força de vontade e determinação com que Rachid tem enfrentado as questões ambientais.

O corregedor, desembargador José Gonçalo, ressaltou a importância de ações estratégicas que repensem os atuais padrões com o objetivo de cuidar cada vez mais do meio ambiente. Ele pontuou que pequenos gestos podem resultar em avanços significativos na questão ambiental.

Fonte: By GreenView

O desembargador Jorge Rachid ressaltou a necessidade de ampliar o diálogo sobre o meio ambiente com as autoridades e pessoas influentes, para que se tornem agentes multiplicadores. Ele destacou que a conscientização sobre a importância de economizar e respeitar o planeta-mãe ainda é limitada e que é fundamental abordar essa temática. Rachid enfatizou que práticas simples, como reciclar e separar o lixo, contribuem significativamente para a preservação da natureza e a dignidade humana. Ele ressaltou a urgência de frear o consumismo humano por meio da consciência coletiva.

Durante o evento, Ingrid Viégas, servidora do Núcleo de Sustentabilidade e Acessibilidade – NSA do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, apresentou o Sistema Logística de Veículos Integrada – LIV. Esse sistema permite o compartilhamento de viagens entre os participantes, trazendo benefícios como a redução da emissão de CO2 pelos veículos e a diminuição dos custos com combustível, manutenção e diárias.

Em seguida, foram assinados Termos de Adesão com órgãos que implementarão o Sistema Logística de Veículos Integrada – LIV. O desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Maranhão, representou o TJMA na assinatura. O defensor Luis Otávio Mores Filho, da Defensoria Pública do Maranhão, e o juiz federal Rubem Lima de Paula Filho, representando o Foro da Justiça Federal do Maranhão, também firmaram os termos de adesão.