Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Líderes entregam petição a Pacheco para investigar política do BC e convocar Campos Neto no Senado

Líderes entregam petição a Pacheco para investigar política do BC e convocar Campos Neto no Senado

Líderes partidários, liderados por parlamentares do PT, entregaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido de investigação sobre a política monetária do Banco Central. Eles também sugeriram que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, seja convocado a prestar esclarecimentos no plenário do Senado sobre a atual taxa de juros Selic, que está em 13,75% desde agosto do ano passado.

Fonte: jovempan

De acordo com os líderes, Pacheco se comprometeu a considerar o pedido. “Ele irá avaliar, mas já nos adiantou que há uma previsão legal para que o presidente do Banco Central preste contas a cada seis meses. Pacheco está sugerindo a data de 3 de agosto”, afirmou o deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara dos Deputados.

Fonte: Carta Capital

Se confirmada a data, a audiência com Campos Neto ocorrerá na mesma semana da próxima reunião do Copom, na qual poderá ser discutida uma possível redução na taxa Selic, conforme indicado na última ata do Banco Central. Vale ressaltar que esta será a segunda vez neste ano que o presidente do BC é convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sobre a taxa básica de juros do país. Em sua primeira participação, ocorrida em 25 de abril, Campos Neto enfatizou a importância da autonomia do Banco Central e apresentou detalhes sobre a política monetária.