Pular para o conteúdo
Início » Notícias » MDHC realiza seminário em Brasília em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

MDHC realiza seminário em Brasília em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), está promovendo o seminário nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa: Enfrentamento a todas as formas de violência, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.

O evento, que faz parte da campanha “Junho Violeta”, ocorrerá nos dias 14 e 15 de junho, com a abertura oficial marcada para as 14h desta quarta-feira (14), no auditório do subsolo do bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A abertura será aberta ao público interessado e à imprensa, sendo possível realizar inscrição por meio de formulário eletrônico disponível em um link específico.

No primeiro dia do seminário, estarão presentes o ministro Silvio Almeida, o secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, representantes de diversos ministérios e da sociedade civil. Durante o evento, serão anunciadas ações e iniciativas de políticas públicas promovidas pela SNDPI voltadas para as pessoas idosas e o combate aos diversos tipos de violência cometidos contra essa faixa etária.

Fonte: MPMA

A segunda mesa do evento, que acontecerá às 15h20, contará com a presença de representantes da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, Ministério das Mulheres e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Eles estarão presentes para contribuir nas discussões relacionadas ao tema.

No segundo dia do seminário, serão realizadas discussões específicas sobre o assunto, contando com a participação de representantes de órgãos governamentais, como a Defensoria Pública da União, o Procon, a Previdência Social, a Fiocruz e a Subsecretaria do Idoso do Distrito Federal. Essa etapa permitirá uma análise aprofundada e a troca de experiências sobre as questões relacionadas à violência contra a pessoa idosa.

Fonte: YouTube


No início deste mês, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou a campanha “Junho Violeta” com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância de garantir os direitos humanos e combater a violência contra as pessoas idosas.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o serviço Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que indicam cerca de 282 mil violações de direitos contra essa população. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações, provenientes de mais de 30 mil denúncias. Isso representa um aumento de 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos, estatisticamente. Esses dados foram divulgados pelo Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Essas estatísticas reforçam a necessidade de conscientização e ação para combater a violência contra os idosos.