Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Ministério Público Eleitoral promove palestra sobre violência política de gênero no plenário do TRE-ES na sexta-feira (14)

Ministério Público Eleitoral promove palestra sobre violência política de gênero no plenário do TRE-ES na sexta-feira (14)

O Ministério Público Eleitoral no Espírito Santo promoverá no próximo dia 14 de sexta-feira, às 14 horas, a palestra intitulada “Violência política de gênero: teses contemporâneas”. A palestra será ministrada pela procuradora da República no Pará, Nathalia Mariel, que também atua como coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho de Violência de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral.

O evento é gratuito, aberto ao público, e ocorrerá no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), em Vitória. Essa palestra marca a 3ª edição do Fórum de Debates sobre Enfrentamento da Violência Política de Gênero no Espírito Santo, uma iniciativa que reúne diversas instituições do estado com o objetivo de promover a igualdade de gênero e combater a violência política contra as mulheres.

Fonte: UOL

Nathalia Mariel, além de ser procuradora da República no Ministério Público Federal, possui uma sólida formação acadêmica na área dos Direitos Humanos. Atualmente, está cursando o doutorado em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG). Ela também possui mestrado em Direito pela Universidade Católica de Brasília, concluído em 2018.

Nathalia é membra da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político, faz parte do Centro de Estudos Constitucionais Comparados da Universidade de Brasília (UnB) e do NEPEDIPOL (UERJ). Além disso, integra o grupo de pesquisa do CNPq intitulado “Fundamentos teóricos dos Direitos Humanos”, liderado pelo Professor Dr. Heitor Pagliaro na UFG.

Com sua formação jurídica, Nathalia possui ampla experiência nas áreas de Direito Constitucional, Direito Eleitoral, Direito Antidiscriminatório, bem como em estudos relacionados a minorias e gênero. Ela é graduada em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará, concluído em 2010.

Fonte: TRE-ES

A procuradora Nathalia Mariel abordará em sua palestra a atuação e a possibilidade de responsabilização dos dirigentes partidários no contexto da violência política de gênero, além da inserção da temática racial nesse contexto. A palestra faz parte do Fórum de Debates sobre Enfrentamento da Violência Política de Gênero no Espírito Santo, que conta com a participação de diversas instituições.

Além do Ministério Público Eleitoral, composto pelo Ministério Público Federal (MPF/ES) e pelo Ministério Público Estadual (MPES), o fórum conta com a presença do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Espírito Santo (OAB-ES), da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes), da Defensoria Pública do Espírito Santo, da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes e do Governo do Estado do Espírito Santo. A participação de todas essas instituições demonstra o engajamento e o esforço conjunto para promover a igualdade de gênero e combater a violência política contra as mulheres.